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Você sabe a importância de abrir uma empresa?

quarta-feira, 21 de abril de 2010
Você sabe a importância de abrir uma empresa?

Diversos são os fatores positivos que justificam a abertura de uma empresa, dentre eles, podemos citar alguns que por si só já justificariam sua importância.

SAIR DO COMÉRCIO INFORMAL: O Comércio Informal além de ilegal, traz sério risco de apreensão e tem tornado-se cada vez mais escasso em detrimento dos agentes fiscalizadores.

A INICIATIVA: Um empreendedor trás a iniciativa como característica extremamente importante para o sucesso empresarial, ela embute negócios com boas possibilidades de crescimento, que não são tão comuns, e com alta rentabilidade.
DESEMPREGO: Abrir um Empreendimento por ter perdido o emprego pode não ser a solução de seus problemas, mas não pode ser descartado como uma nova opção de mercado. Entretanto, alertamos da necessidade de séria pesquisa da área em que deseja atuar.

OPORTUNIDADES: Uma personalidade jurídica goza de oportunidades importantes para a gestão do negócio, tais como maior limite de crédito, descontos e maiores prazos na aquisição de mercadorias e outros.

ATENÇÃO

As chances do negócio ser bem sucedido são proporcionais ao conhecimento do ramo escolhido, que se viabilizarão basicamente na figura do empreendedor, ele é o ponto central que determinará ou não o sucesso do empreendimento.

O sucesso de um empreendimento inovador não depende de “mágica” e sim de uma série de fatores e condições – tanto pessoais, como do negócio – que o empreendedor deve levar em consideração antes de iniciá-lo, através de um bom plano de negócios.
A atividade de uma empresa não deve ser tratada com uma aventura.

PRIMEIROS CUIDADOS COM UMA SOCIEDADE.
Uma sociedade é sem dúvida um passo do empreendedor, entretanto é interessante que leve em consideração que sociedade é mais complicada que casamento. Conflitos entre sócios podem acarretar sérios prejuízos e até levar a empresa à falência. Portanto, se você for abrir um negócio em sociedade aconselhamos:

» De definir claramente o papel de cada um na empresa;

» Nem sempre o melhor amigo, parente ou pessoa amada se torna o melhor sócio;

» Converse, peça referências sobre seu futuro sócio;

» De definir claramente quem pode ou não comprar parte da sociedade, caso um dos sócios resolva sair;

» Analise as potencialidades, os valores, as expectativas e os interesses de seu futuro sócio.

PERFIL DO EMPREENDEDOR

Procurei observar conceitos de alguns pensadores como Brereto: inovação, promoção, Carland e outros: práticas estratégicas e inovadoras, Casson: economicidade, Drucker: prática; visão de mercado; evolução, e dentre tantas definições encontradas, achei prática aquela que definia o empreendedorismo como “o processo pelo qual indivíduos iniciam e desenvolvem novos negócios” (Low e MacMillan, 1988).

Sendo assim, a essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto.Nesta oportunidade destaca-se sua característica básica de empreendedor, o espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém seguida busca por novos caminhos e soluções, amparada na identificação das necessidades das pessoas.Enquanto a maior parte das pessoas tendem a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, a despeito das dificuldades.

ALGUMAS QUALIDADES DE UM EMPREENDEDOR:

Disposição para assumir Riscos Calculados

» O empreendedor, por definição, tem que assumir riscos, e o seu sucesso está na sua capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los.

Iniciativa e Independência

» São características intimamente ligadas ao espírito empreendedor, e buscar o risco de um negócio próprio, visando sua realização e independência. Logo, sem iniciativa não pode haver empreendimento e sem vontade e persistência não se pode atingir o sucesso.

Persistência e comprometimento

» Agir rapidamente diante de um obstáculo, assumindo desempenhos necessários para atingir metas e objetivos. Todo negócio tem seus momentos difíceis. Mas é preciso persistir, comprometer-se com o negócio, buscar a superação.

Rede de contatos

» Um empreendedor está sempre em contato com muitas pessoas: clientes, fornecedores, concorrentes, técnicos, especialistas de diversas áreas etc. Muitas vezes, são pessoas que não estão diretamente ligadas ao seu negócio mas que, a qualquer momento, podem ser muito úteis. Mantenha contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações, clientes e/ou soluções para você.

Ser Líder e saber Comunicar-se

» Liderar é saber conduzir os esforços das pessoas sob nossa coordenação em direção a um objetivo. Um líder sabe redirecionar esforços, quando necessário, conseguindo manter a motivação de seus funcionários. Relacionamento interpessoal é a capacidade de expor e ouvir idéias. É saber comunicar-se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da empresa.

Ser Organizado

» A organização é fator de sucesso para qualquer empreendimento. Não basta apenas possuir os melhores recursos, mas integrá-los de forma lógica e harmoniosa, fazendo com que o resultado seja maior do que a simples soma das partes.

Conhecer do ramo de negócio

» Este é um fator imprescindível para que se obtenha o sucesso em um empreendimento. Saber procurar e selecionar informações ajuda a melhorar o seu negócio. Poderá ser obtido pela própria experiência do empreendedor, através de informativos especializados, manter contato com empreendedores do ramo, associações, sindicatos, etc.

Identificador de Oportunidades

» Identificar e aproveitar as oportunidades são de extrema importância para quem deseja ser empreendedor. O empreendedor de sucesso é aquele que não cansa de pesquisar, seja no trabalho, nas compras, nas férias, lendo revistas, jornais, televisão, Internet. Ele é curioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento.

Possuir Aptidões Empresariais

» É o instinto, a habilidade natural que o empreendedor deve possuir para identificar uma oportunidade, aproveitá-la ao máximo em seu negócio e conduzi-lo ao sucesso.

Auto-Conhecimento

» O conhecimento das qualidades mencionadas serve de base para uma auto-avaliação. É conhecer os pontos fortes e fracos, a fim de obter a adequação necessária para o sucesso do empreendimento.

Definir metas

» Estabelecer metas e objetivos que são desafiadores e que têm significado pessoal.

PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

O planejamento não evita riscos, mas para se tornar um empreendedor bem-sucedido é preciso que você aprenda a planejar, ele ajuda a prevenir os risco, enfrentando-lhes com uma escolha segura da direção a seguir e com a possibilidade de fazer as correções de rumo que forem necessárias.
Por isso, é indispensável que você aprenda a fazer um planejamento de suas ações futuras.

Questionamentos importantes para o início do plano de negócio:

» Qual o tipo de atividade você pretende se dedicar? Indústria, comércio, serviços, rural?

» Que tipo de mercadorias irá fabricar e/ou vender ou que tipo de serviços irá prestar;

» Para quem vai produzir e vender essas mercadorias ou serviços?

» Quais são as empresas ou pessoas físicas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou assemelhados aos que você pretende colocar?

» Qual o seu Mercado Concorrente e sua dimensão?

» Qual o seu mercado fornecedor para equipamentos, matérias e serviços necessários ao funcionamento da empresa?

Roteiro Básico para ajudar-lhe a elaborar um Plano de Negócios:

1 - Ramo de Atividade - registre o(s) ramo(s) de atividade(s) escolhido(s) para seu futuro empreendimento.O que a empresa pretende fazer? baseada em quais oportunidades identificadas? estimulada por quais tendências de mercado?
2 –Missão -

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão e razão de existir da organização torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”.
(Peter Drucker)

» O que a empresa deve fazer?

» Para quem deve fazer?

» Para que deve fazer?

» Como deve fazer?

» Que responsabilidades sociais o empreendimento assumirá perante as pessoas e instituições com as quais irá interagir?

3 - Mercado Consumidor - descreva qual seu tipo de cliente que se adapta ao tipo de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa .Você deverá possuir informações sobre o mercado em sua região em sua região de mercado, analisando também a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo, idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. Uma dica é consultar amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades, condomínios e prédios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Uma pesquisa informal identificando se o cliente compra pela qualidade, preço, facilidade de acesso, garantias, embalagem, praticidade ou conveniência., em suma identificar o melhor produto para o meio.4 - Ponto - implantar um negócio num local determinado depende de um exame cuidadoso de inúmeras questões. Perceber, por exemplo, se no ponto visado há problemas de congestionamento, dificuldades para estacionar e a forma de circulação dos pedestres. Esses fatores, aliados aos altos valores do aluguel e luvas cobradas pelo ponto acabam, muitas vezes, inviabilizando o local como opção para implantação de uma loja.É bom também perceber as mudanças na região a curto e médio prazos.Exemplos:
Dimensões - lojas de moda precisam de uma área razoável para vitrine e boa metragem para potencializar o atendimento de clientes;
Energia - casas de fast-food e de assistência técnica para eletrônicos, por exemplo, devem evitar locais com sobrecarga de eletricidade;
Conservação - mesmo um ponto excelente que precise de grandes reformas podem prejudicar a rentabilidade futura;
Consumidor - o melhor ponto é aquele onde o público alvo está. Por exemplo, lojas de alimentação em regiões com grande número de escritórios; lavanderias em bairros de classe média onde o casal trabalha fora; confecções de marca de prestígio em áreas nobres, shoppings ou bairros conhecidos por sua butiques.
Transformações - uma loja bem localizada, na maioria dos casos, é aquela que não tem concorrente direto nas proximidades e para a qual existe uma clientela em potencial. Estar localizado próximo a lojas que não atendem completamente à clientela em potencial também pode ser uma boa opção, pois pode haver uma lacuna que a sua loja poderá preencher, completando o mix de produtos e serviços, ou seja, o conjunto de ofertas necessárias à clientela local.

IMPORTANTE: Considerar, se for o caso, o custo do aluguel do imóvel. Antes de fechar questão avalie as condições do mesmo, bem como da região, importante verificar se ela é sujeita a enchentes e trânsito insuportável, o que pode configurar um custo indireto para a empresa.Não inicie empreendimento dependendo de Capital de Terceiros. O Capital de Giro inicial (disponibilidade Imediata) deverá ser suficiente para bancar todas as despesas da empresa, pelo tempo necessário ao efetivo funcionamento do negócio.

CONCORRÊNCIA

Observe seu mercado concorrente através das mercadorias ou serviços que ele oferece: qualidade, preço, acabamento, qualidade no atendimento, facilidades de acesso, forma de arrumação de produtos nas prateleiras, técnicas de vitrinismo, diferenciais, etc.Algumas indagações poderão ajudar-lhe como:

Quem são meus concorrentes?
Quem são meus fornecedores?
Qual meu preço de venda?
Quem são meus clientes?
Qual o volume mínimo de compra de matéria-prima?
Qual o preço de venda de meus concorrentes?

Experimente as mercadorias e serviços de seus concorrentes e analise os pontos fortes e fracos, veja o que pode ser melhorado ou inovado. Identifique se existe ainda uma fatia do mercado que não foi atendida ou que possa ser melhor atendida por você.Por ser uma economia em fase de desenvolvimento, a economia brasileira ainda oferece inúmeras oportunidades aos empresários atentos e sensatos.

FORMAS JURÍDICAS - Empresário, S/S, LTDA OU S.A.

O Empresário é a antiga Firma Individual, constituída por uma única pessoa que dará seu nome à firma por todos os atos da empresa.

Algumas pessoas confundem a forma jurídica do Empresário com o trabalhar autônomo, entretanto este último trata-se da habilitação para a prestação de serviço da pessoa física.

Vantagens:

- Custos iniciais para abertura são relativamente pequenos;
- O empresário possui total autonomia administrativa;
- A empresa usufrui de vantagens fiscais; Facilidade para dissolução da empresa; Participação integral nos lucros;
- Pode se enquadrar no SIMPLES.

Desvantagens:

- No Empresário, o ativo (Bens e Direitos) e o passivo (Obrigações e Patrimônio), podem ser transferidos à outra empresa; porém a empresa em si, por ser.
- Empresário (individual), é intransferível, ou seja, não se transfere a Razão Social.
- Os clientes com maior poder de compra não depositam na capacidade da firma individual, para aquisições dos produtos ou serviços;

Sociedade por Quotas de Responsabilidade (LTDA)Com essa forma jurídica, a empresa deverá ser constituída por no mínimo dois sócios, e, dependendo de sua atividade poderá ser uma Sociedade Simples (S/S - Antiga Sociedade Civil S/C), ou Sociedade Empresária (Antiga Sociedade Comercial).A Sociedade Simples dedica-se exclusivamente à prestação de serviços e tem seus documentos registrados no cartório de Títulos e Documentos.

A Sociedade Empresária pratica atividades do comércio mercantil, serviços ou indústrias.As quotas representam a participação de cada sócio no capital social da empresa.Vantagens:

- Custos iniciais relativamente baixos;

- Possibilidade de continuidade da empresa;

- Possibilidade de ampliação do capital social com a inclusão de novos sócios;

- Maior facilidade de concorrer em licitação de órgãos públicos;

- Diluição da responsabilidade dos negócios entre os sócios.

- Divisão de poder decisório;

Desvantagens

- Dificuldade em encontrar sócios;

- Sócios com perfil de atuação semelhante.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Fotocópia da Identidade e CPF dos sócios, autenticadas;

• Comprovante de residência dos sócios recebida com menos de 60 dias.

• Se o imóvel for alugado, apresentar Contrato de Locação do Imóvel, com firma reconhecida do Locador e Locatário;

• Cópia da Escritura do Imóvel (se imóvel próprio);

INFORMAÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS

• Valor do Capital Social;

• Participação dos sócios face a distribuição das quotas;

• Tipos de atividades a desenvolver;

• Estado civil dos sócios e/ou regime de casamento;

• Informações sobre a administração da sociedade;

• Tempo de duração da sociedade.

INSTRUMENTO DE CONSTITUIÇÃO

Quando tratar-se do Empresário, o seu instrumento de constituição será o requerimento empresário (formulário padrão). Nas Sociedades Empresárias, temos o Contrato Social ou Estatuto, que poderão ser elaborado pela Contac para apreciação, adequação e anuência de seu teor pelos sócios, sem custo adicional, quando na contratação da prestação dos serviços para constituição de uma empresa.O ato constitutivo de empresa que não está enquadrada na condição de microempresa – ME, necessitará do visto de um advogado.TAXAS E EMOLUMENTOS:

O custo com as taxas e emolumentos para a constituição de uma empresa, seguem a tabela estadual para o registro do ato constitutivo, e a tabela municipal para as de Localização e funcionamento. Esta última dependerá de fatores como ramo de atividade, local, dimensão, porte da empresa e outros.

FORMA DE TRIBUTAÇÃO:

Durante o ato constitutivo de sua empresa você deverá realizar a opção pela sua forma de tributação. Para tanto, aconselhamos sempre a utilização de uma projeção para melhor avaliação.Na esfera federal, possuímos o programa de imposto simplificado para as micro e pequenas empresas, onde possuem tratamento beneficiado (Lei 9317 de 05.12.1996 - SIMPLES).O valor do imposto é calculado percentualmente, através de uma tabela progressiva em função da receita bruta acumulada.

Já estão inclusos no programa:

PIS - Programa de Integração Social;
IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados;
Imposto de Renda Pessoa Jurídica ( somente da empresa);
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF);
Imposto sobre Serviços de Transportes e Comunicações;
Imposto sobre Extração, Distribuição ou Consumo de Minerais do país;
Contribuição social sobre Lucro Líquido, Confins, Contribuição Previdenciária.
Na esfera estadual e municipal, entes responsáveis pelo ICMS e ISS respectivamente, dependem em específico de programas de incentivo que deverão ser observados em função de sua jurisdição.DICAS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA EMPRESA

1) PROBLEMA: Falta de Planejamento
SOLUÇÃO: Elabore um cronograma detalhado estabelecendo o tamanho do empreendimento, o capital inicial, o público-alvo, a mão de obra empregada e a legislação sobre o assunto. Considere os imprevistos, reservando parte da receita as prioridades do negócio.

2) PROBLEMA: Forte Concorrência
SOLUÇÃO:Usar a criatividade para agregar serviços a um negócio é um bom diferencial frente à concorrência. Para isso o melhor é estar a frente às necessidades do cliente.

3) PROBLEMA: Falta de Crédito
SOLUÇÃO: Planeje os investimentos tendo como base seus respectivos gastos e prazos de retorno. Não recorra a empréstimos sem antes ter certeza de que seus lucros poderão saná-los no período programado

4) PROBLEMA: Falta de experiência na gestão
SOLUÇÃO:Procure conhecer bem o ramo antes de abrir o negócio. Se necessário, busque apoio de entidades especializadas em consultorias no setor. Cursos e entrevistas com quem já está atuando no mercado também podem ajudar na elaboração do projeto.

5) PROBLEMA: Clientes inadimplentes
SOLUÇÃO:Cheque as centrais de cadastro de inadimplentes para escapar dos maus pagadores. Se precisar investir, não assuma dívidas contando com o dinheiro que ainda espera receber de antigas vendas.

6) PROBLEMA: Pesada carga tributária
SOLUÇÃO: Atualmente, o SIMPLES (imposto único exclusivo das micro e pequenas empresas) é o maior avanço na desburocratização dos encargos tributários. Não atrase pagamentos. Em caso de dúvidas, recorra a um contador.

POR QUE PRECISO DE UM CONTADOR?

Não só a própria exigibilidade da lei, de que um profissional habilitado no Conselho Regional de Contabilidade elabore e assine os livros de uma empresa, os quais incluem as apurações de tributos, os balanços e demais instrumentos contábeis, mesmo que seja enquadrada no Estatuto da Microempresa ou no SIMPLES e tenha direito a tratamento fiscal e tributário diferenciado. Uma vez formalizada, a firma independente de seu porte, existe a necessidade de um profissional contábil habilitado.Uma empresa sem contabilidade é também um negócio sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. Impossibilitada de elaborar demonstrativos contábeis por falta de lastro na escrituração, ela será incapaz até de preencher uma simples informação cadastral. Obter empréstimos bancários ou direcionar o futuro num mercado cada vez mais competitivo serão tarefas praticamente impossíveis. As funções de um Contador não se limitam a apurar quais os impostos a pagar, quanto e como pagar. Eles têm inúmeras funções (vide serviços oferecidos pela Contac), tanto para prestar as informações ao fisco através das declarações, e eventualidades como visitas de fiscais, reclamações trabalhistas, divergências entre os sócios, falências ou concordatas, quanto para sustentar e orientar a tomada de decisões do empresário. O Contador também estuda Leis, Medidas Provisórias e Instruções Normativas não só para estar sempre em conformidade com as exigências do governo, mas para identificar oportunidades legais de Economia Tributária para a sua empresa. Ver uma empresa sem contabilidade e imaginar uma navegador guiando a embarcação sem o seu leme.

Fonte: Iniciando Um Pequeno Grande negócio – SEBRAE

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